"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

26
Nov 11

Este é um antiquíssimo nome da nobreza inglesa. O primeio Conde de Derby surge algures no século XII e, nos finais do séc.XIX, princípios do séc. XX, um Lord Derby, criador e dono de cavalos famosos, deixa o seu nome ligado à conhecida corrida anual de cavalos em Epson, Inglaterra. Por alargamento, qualquer disputa por um primeiro lugar, cavalos , automóveis, aeoplanos... passou a ser um Derby.

Nos últimos dias, a partida de futebol entre o Benfica e o Sporting aparece nomeada desta forma. Só que, em inglês, aquele E...soa como /a:/ .Coisas desta língua germânica, que não gosta de mexer na ortografia e se mantém fiel ao "dantes".Tentei lembrar-me de mais alguma palavra em que o "fenómeno" aconteça. Ocorreu-me o nome daquela fabulosa - e lindíssima - artista, também ela inglesa, Deborah Kerr, onde o E também se pronuncia /a:/. Não somos ingleses, não saber estes pormenores não é coisa de monta.Eu...é que tenho "ouvido de tísica" - o que me me levou a partilhar.

publicado por mfssantos às 20:31

Mas nem sempre o "e" se pronuncia "a"... pois não?! Ai, as brincadeiras na aula de inglês! Um professor de cabelos branquinhos, tão simpático, coisa rara naquele tempo, e que sempre me dizia:- Nem parece irmã do Casimiro...
mariali a 1 de Dezembro de 2011 às 18:44

Pois não! esta será até a excepção...O E, em inglês, é um camaleão!Abaço,M.F.
mfssantos a 2 de Dezembro de 2011 às 15:30

Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
17
18
19

20
22
23
25

27
28
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO