"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

17
Jun 11

Na garagem estava o Hilman de 48. Bem conservadinho, com pouco uso, aguardava os meus dezoito anos...Logo no dia seguinte , a minha Mãe iria emancipar-me e meter a papelada para eu tirar carta...Lições de condução? Duas ou três para me habituar ao "carocha" (cujos travões já eram muito mais "modernos" que os do meu Hilman...e me levaram quase a bater com a cabeça no vidro à primeira travagem...) no qual fiz o meu exame de condução.E passei! Teimosa!Fiz, de marcha atrás, a ruela( que já não existe), junto ao antigo club de ténis ,a um palmo da parede, com o examinador a dizer"Não aprendeu a conduzir com o instrutor, pois não?" Mal ele podia imaginar que eu pegava em carros desde os meus dez, onze anos...até mesmo antes do Hilman...Lembro o velho Fiat grenat , de capota de lona e janelas  de mica, com saudade: nele é que fiz todas as "asneiras" de  principiante...e ele tudo "aguentou"!

 

Faltava a prática de andar na estrada. Essa só veio muitos quilómetros e muitos carros depois:do centro ao norte no Fiat de banco corrido, onde cabia a família toda (não havia cintos de segurança obrigatórios...); no NSU azul ferrete novinho em folha; no Renault 16 com mudanças ao volante; mais tarde numa série de BMWs, um deles de caixa automática, que ficaram para sempre os preferidos da família...

Ainda hoje, já na dita "terceira idade", pego no meu Seat com 15 anos e 10.000 quilómetros (!!!)e faço duas horas até à aldeia sem grande problema. Ao chegar, as casas do povoado já à vista, o cemitério de muros brancos lá ao fundo, lembro sempre aquela Mãe tão "para a frente" que me preparou para enfrentar a vida dos nossos tempos, incluindo a possibilidade de pegar num carro, para o trabalho ou para o lazer, sempre uma mais valia.E agradeço, os olhos baços de comoção.

 

A minha sorte a não têm aquelas mulheres que, na Arábia Saudita (era hoje noticiado) e, provavelmente noutras partes do mundo, têm de lutar por este direito a conduzir. E por outros, ainda mais relevantes e urgentes.

 

Direitos Humanos...quem os defende e protege?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Direitos Humanos...quem os defende? 

publicado por mfssantos às 15:12

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
14
15
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO