Estes últimos dias, o país tem andado curioso, procurando antecipar o próximo governo. Sugerem-se nomes, vetam-se nomes, ministro disto, ministro daquilo...Quero deixar aqui registada a minha perplexidade: nunca a palavra Educação foi pronunciada nestes alvitres e sugestões/suposições! Acaso? Indiferença? Tanto faz? Não tem importância?
Mal vai o país que não investe na educação... Entretanto...aguardo, ministro/a...programa...estímulos para professores e alunos...conscencialização da urgência em definir objectivos de acordo com os tempos que correm, de investir em formação permenente de formadores, de gizar horários compatíveis com uma vida pessoal de alunos e professores, de tornar as aprendizagens atraentes e efectivas, dirigidas à resolução de problemas de todos os dias...e tudo feito com seriedade!
No dia em que os jornais falam nas primeiras páginas do "copianço" praticado por gente de Direito, em provas para acesso a postos de trabalho relacionados com a aplicação da Justiça... a palavra "seriedade" concentra em si uma maior força e, no nosso íntimo, gritamo-la com indignação.
Afinal, qual a importância da Educação?!