"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

12
Jun 11

Pergunta a Sapo que sobremesa proporíamos, se fôssemos abrir um restaurante.

Correndo o risco   de parecer desinteressante...eu apresentaria o arroz doce à moda da minha avó Luísa, como se faz na minha aldeia beirã. Não é nada de especial, lá na terra  toda a gente sabe fazer. Só que o meu...é diferente, pelos vistos. Já dei a receita a muitas pessoas,mas dizem sempre " que lhes calhou mal", que eu tenho um segredo que não dou! Mentira. Digo apenas que é uma questão de paciência.E de tempo. Ora experimentem:

 

Ponha ao lume um tacho menos de meio com água, umas pedrinhas de sal, uma colher de sopa de manteiga e uma casca de limão.

Lave uma chávena grande de arroz carolino ( ou malandrinho) e junte-o à água quando ela ferver, reduzindo o lume depois. Vá mexando sempre com a colher de pau.

Quando a água começar a secar, vá juntando leite frio aos golinhos. E continue sempre a mexer com a colher de pau. Uma chávena grande de arroz "bebe" quase dois litros de leite!

Quando o arroz estiver cozido e bem embebido no leite, junte duas chávenas ( a medida que usou)de açúcar - pode "roubar" um bocadinho...

E contiue a mexer, raspando no fundo do tacho, para não "pegar". E o lume continua brando!

Logo que o preparado ganhe um certo brilho, significa que "está no ponto". E já podia ficar por aqui. Muita gente assim faz. Eu...não.

Tiro o tacho para fora do lume, mexendo sempre, e junto 3/4 gemas, já diluídas num pouco de água e passadas por passador de rede, mexendo bem, para não "talhar".Levo ao lume uns 2/3 minutos...e está pronto.A consistência deve ser cremosa, pois, quando arrefecer, vai solidificar um pouco. Depois... é só despejar no prato e enfeitar com canela a gosto: grades, rodinhas, corações, árvores de Natal...o que a sua imaginação lhe ditar.

 

 Sucesso! Apetite não vai faltar. E não me digam que guardo segredo!

publicado por mfssantos às 18:19

Obrigada.Saudações.
mfssantos a 15 de Junho de 2011 às 21:32

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
14
15
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO