"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

06
Fev 11

Aqui há uns anos, o Museu Alberto Sampaio em Guimarães publicou um livrinho com esboços  que reproduziam os brinquedos de rua de antigamente, bolas de meias velhas,carrinhos de rolamentos e outras  coisas - brinquedos de rapazes, que as meninas, essas, ficavam em casa, brincando com bonecas, fazendo comidinhas, enfim, "coisas de mulher".

Eu... sou dessa época;bem mais previligiada, pois, se tive boneca de trapos, a minha mãe a fez com carinho e lhe pintou a óleo os olhos amendoados e a boca em coração...Mas havia também a boneca de madeira, pernas e braços articulados, cabeça em biscuit com penteado de cabelo real, franginha "à garçonne", e várias mudas de roupa, algumas, dizem, feitas pela minha Avó paterna, "para aprender"...E havia a Lili, que namorei na montra durante um mês de praia, e só seria minha "se engordasse" ! É que eu estava na fase de não comer nada, cabeleira ao vento empoleirada numas pernas que pareciam andas...( e pouco mais cresci...)A Lili era de celuloide, o luxo da época, e fez a minha alegria muitos anos.Até teve mobília de quarto em miniatura, toucador com espelho, guarda-vestidos com cruzetas...

Brincar "às casinhas" era o costume, no Inverno dentro de casa, tenda armada na prateleira do armário posto à disposição para o efeito, no Verão, no quintal, muito mais espaço e "materiais interessantes"- tabuínhas, ervinhas, plantas que simulavam os grãos de arroz, hortelã pimenta para aromatizar...e os "caquinhos". Os "caquinhos" eram pedacinhos de porcelana, talvez de um prato ou de uma chávena partidos e atirados negligentemente para um canto do quintal. Mas que felicidade! Tinham um frisosinho dourado, ou uma florinha cor-de-rosa, ou meio desenho de um coelho...ou seria um cão?

O tempo foi passando e  a menina cresceu, estudou, fez amizades, correu mundo...As casas, agora, não são "de brincar"! Quando as temos...dão um trabalhão! Há que mobilá-las, mantê-las, limpá-las...enfeitá-las! Tudo "coisas de mulher"...que bicho homem não quer saber destas maçadas!

( a não ser quando elas falham, talvez, digo eu...). 

Pois bem, após tantas andanças na minha vida, acabei de fazer mais uma "remodelação". Agora tenho a minha aparelhagem (não sei se ainda se usa a designação) toda desmantelada,rádio, gira-discos, equalizador (?), colunas... e dezenas de metros de fios variados que não sei onde vão "encaixar", tudo ali encarrapitado sobre a prateleira dos discos que já ninguém ouve, senão eu, quando algum duende generoso me vier meter na ordem o estendal que   tive de fazer, com esta mania de "brincar às casinhas". Cá para mim...fui concluindo que esta coisa de sermos "condicionadas" para "tratar da casa"...é coisa de homens...não?

publicado por mfssantos às 12:23

O homem conseguiu safar-se aos trabalhos de casa durante tanto tempo que, na verdade, temos de reconhecer que é mais inteligente que nós :). Mas também as mulheres têm maior longevidade por alguma razão deve ser, se calhar é mesmo por tratar da casa...
bjo
Mariali a 10 de Fevereiro de 2011 às 22:51

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
26

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO