"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

27
Jan 11

Foi o que senti hoje ao ouvir e ver na televisão um poema de Manuel Alegre cantado por Sérgio Lucas. "Conheço aquela cara", pensei. E pus-me à escuta. Quando dei por mim, rolavam lágrimas quentes dos meus olhos! Ora esta!

Pois é. A Guerra de África não me tocou directamente. Mas conheci gente que a viveu de perto, ouvi falar do medo, dos horrores, dos perigos...que sei eu? nada que diga acrescentará grande coisa. E também li sobre Nambuangongo. Com espanto e dor.E raiva, talvez. Sem querer ser pretenciosa, observei estas mesmas emoções na interpretação que aquele jovem, que vimos crescer musicalmente na "Operação Triunfo" de há tempos (ou terá sido nos Ídolos?), nos proporcionou. Ele soube valorizar as palavras e o sentimento do poeta, ao ponto de transmitir para o lado de cá a força do poema.

 

O programa apresentava um antigo combatente que procurava contactar os seus  camaradas daqueles tempos. Esse foi outro aspecto  comovente presente: os laços que o companheirismo tece , as amizades que o momento gera e se mantêm, pese embora a distância e os silêncios não desejados. Isto não me espanta. Não.Próximo de mim, constatei, de igual modo, a emoção de alguém que, visitando recentemente com colegas o local onde fizera a recruta,reviveu com os olhos baços a dureza, o esforço, a disciplina militar...mas também o brio, a honra, o reconhecimento das qualidades que  todos ali desenvolveram, e que perduram.

 

Há indivíduos notáveis. Mas o grupo, o grupo de gente bem formada...tem muita força!

Quanta emoção!

publicado por mfssantos às 15:21

Hoje comento para "classificar" a sua escrita; pois, está aqui um texto Excelente, digno de ser publicado num local mais visível...
Parabéns!
Bjo.
Mariali a 28 de Janeiro de 2011 às 14:21

É muita bondade sua...
A interpretação musical foi excelente, acredite. Foi pena passar a horas que pouca gente, a não ser "os velhotes", tem tempo para ver tv. Se soubesse como, pediria a repetição!
Abraço, M.F.
mfssantos a 28 de Janeiro de 2011 às 19:08

Fui à programação da sic e copiei este link, penso que é este programa de que fala...
Bom fim de semana.

http://sic.sapo.pt/online/video/programas/companhia-das-manhas/2011/1/o-meu-coracao-continua-na-guerra27-01-2011-145928.htm
Mariali a 28 de Janeiro de 2011 às 21:13

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
28

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO