"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

18
Jan 11

 

 

"Deixa arder, que não é meu!"

 

 A frase ouviu-se no adro da capela da Senhora da Piedade naquele Estio abrasador, que reduzira o ribeiro a um fiozinho de água envergonhado. Uma cana de foguete caíra nas estevas ressequidas e o fogo propagava-se a uma velocidade inimaginável. Enquanto a ajuda de profissionais abnegados não chegou, as labaredas tomaram conta da Serra, que ardeu durante mais de duas semanas. As cinzas caíam nos telhados das casas das aldeias próximas , deixando as populações de guarda noites a fio -  a imagem perdura na minha memória... 

A este acontecimento atribuo eu o medo, o respeito, talvez, que o fogo me inspira. Tenho sempre dito que é o que mais receio... Até  agora.

 

É que a queda de chuva intensa destes últimos tempos que, de modo indiferenciado, levou às inundações na Alemanha, na Austrália, no Brasil, não esquecidas ainda as da Madeira, dos Açores e as que,sazonalmente, assolam o nosso Ribatejo, esta chuva avassaladora deixa qualquer um em pânico perante a impotência, a pequenez das capacidades humanas.É que, desta vez, é a sério .Não é nenhum filme baseado em história trágica, como "As Chuvas Voltaram", inspirado no romance de Louis Bromfield "The Rains Came", estes uma outra lembrança da minha juventude que permanece.

 

Fogo e água, dois bens preciosos que, desgovernados, tanta aflição e miséria causam! Que pode o Homem, no seu orgulho e auto-suficiência,que pode a ciência todo-poderosa, que podem "os ricos", os convencidos de que tudo sabem, tudo podem, que podemos todos perante estas forças  que nos ultrapassam, alertando-nos para a nossa pequenez?

E que pode cada um de nós para minimizar o sofrimento dos que sobreviveram?...

 

 

publicado por mfssantos às 17:39

Pelo menos, que nos faça despertar para a nossa infinita pequenez...
Bjos
Mariali a 20 de Janeiro de 2011 às 22:43

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
28

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO