"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

11
Mai 12

{#emotions_dlg.meeting}Em trinta e sete anos de actividade, só chegada a esta cidade encontrei um local de trabalho com a dignidade que a profissão merece.

Era um edifício sólido,recente, planificado criteriosamente para o número de utentes à época, satisfazendo critérios adequados à sua finalidade - naquele tempo...há cinquenta anos.

        Entretanto, muita coisa aconteceu, mudanças radicais ocorreram, houve uma revolução pelo caminho, abriram-se oportunidades para muitos mais, os espaços tornaram-se apertados...uma escola construída para 500, 600 alunos passou a ser procurada por 800, 900, 1000, 1200...talvez  mais. Das oito às vinte e três, três turnos echeram de actividade aquele espaço que se ia adaptando às urgências dos tempos - com sacrifícios, falhas, defeitos, incómodos...mas talvez sempre com espírito de serviço e prazer no dever cumprido. E as coisas foram evoluindo...as políticas de ensino foram sendo alteradas, a exigência em relação ao tempo passado na escola aumentou...a mudança tornava-se necessária.

        Até que um dia a notícia surge: a nossa escola está incluída no programa de requalificação de edifícios escolares. De facto, canalizações, parte eléctrica, esgotos...telhados...pavilhões...cozinha...recreios...exigiam atenção...

       Não é fácil "remendar"... e os espaços também não "esticam"... Soluções? Só   técnicos  da área seriam competentes, com superior aval, para definir como resolver o problema, pegando nele como um todo, integrando o que pudesse ser integrado...recriando, ou mesmo criando a partir do nada,se tal se revelasse a melhor saída. Muita gente, porém, gostaria de ter sido ouvida, de manifestar o seu amor àquelas pedras , de conservar isto ou aquilo de tão gratas recordações...É natural, é humano...mas complicaria... e de que maneira! Cinquenta anos representam muita gente...se todos fossem solicitados a "dar palpite"...ainda nada estaria feito...Mas talvez tivesse aberto portas a uma maior disponibilidade para aceitar a inovação, a diferença...a mudança...Quem sabe?

       No momento, a remodelação está concluída, embora haja ainda muito trabalho pela frente, na limpeza, na decoração, no mobiliário...que sei eu! Entra-se no edifício por um hall airoso, os tectos falsos mais baixos para acomodar tubos disto e daquilo. Noentanto, entradas laterais estão ao serviço dos alunos, que também ficaram a ganhar em campos de jogos, ginásios , recreios cobertos,salas deconvívio e refeições...Não faltam locais para os livros, a biblioteca antiga conservada no seu estilo próprio, a outra bem actual...Salas de desenho, com luz adequada, sala multi-media, laboratórios que já fizeram inveja a universitários de visita...Enfim, quando toda a máquina estiver "afinada", pode ser uma escola modelo. Quero crer que o seu prestígio como representante dum ensino de qualidade e dum ambiente humano cordial beneficie também com os melhoramentos havidos no património edificado.

 

P.S.

Faltou fazer votos que não falte o dinheiro para manter "a máquina" em movimento!

publicado por mfssantos às 17:59

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
19

22
23
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO