"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

15
Out 11

Parabéns, Infanta!

A primeira notícia do dia é uma notícia animadora nestes tempos atribulados. A "minha" escola está, mais uma vez, no topo. Já no meu tempo tinha fama. A disciplina era apertada, os mestres  exigentes e competentes, a maioria, humanos e acessíveis. A memória selectiva não me permite recordar o meu primero dia lá. Mas recodo as circunstâncias. Vinda de colégios de província, por ter sempre acompanhado as deslocações profissionais do meu Pai, dei comigo entregue a mim própria, dezasseis anos acabadinhos de fazer,sem conhecer ninguém...Dez minutos a pé, da Conchada à Praça da República, para tomar o trolley para o Calhabé, àquela hora apinhado de estudantada...numa solidão pesada, de luto dos pés à cabeça...o peso da responsabilidade muito presente...só  me vejo sentada na segunda fila da "sala de Desenho", fria na temperatura e espartana na decoração...dezasseis meninas de Germânicas com aulas comuns a Filosofia, Literatura Portuguesa e Organização Política da Nação aos outros cursos de Letras...tudo novidade, uma grande ânsia de cumprir, de acertar, de fazer bem...toda a concentração no desejo de aprender, às vezes, consciente de uma deficiente preparação anterior...foram grandes Professoras que me levaram a ultrapassar as dificuldades que, de certo, senti.

 

Quero hoje, aqui, prestar homenagem àquelas que me ajudaram a crescer, a vir a ser quem fui...quem sou.

A D. Isabel Mota, professora de Latim e Directora de Turma. Testava a nossa aprendizagem aos sábados, de quinze em quinze dias; na segunda feira seguinte, com os testes corrigidos, havia em cima da secretária uns pacotinhos...Quem tivera 14 ou mais, tinha a sua nota em biscoitinhos feitos carinhosamente, diria também ,orgulhosamente, pela nossa Professora. Recebê-los era uma honra como subir ao podium numa competição.

A Senhora D. Virgínia Gersão, tia da Teolinda e da Liliana Gersão, que eram nosas colegas, grande mestra de Literatura Portuguesa, abriu os nossos olhos e despertou a nossa sensibilidade para as belezas dos nossos autores...

A D. Laura Palhinha, casada com o Dr. Leitão de Figueiredo, portadora de uma surdez que nos levava a um silêncio total na aula! nem  um pio, nunhum atrevimento, concentração total...talvez por isso mesmo, bons resultados (eu tive 19,5 no exame final do 7º ano).Foi ela que nos fez compreender o Alemão como uma língua muito mais fácil de aprender do que corria, língua com uma notável capacidade de expressão, com textos lindíssimos que estudámos, apesar de frequentarmos apenas anos de iniciação...

A D. Reveriana, professora de Inglês, às voltas com o recém-pubicado Livro Único para o Inglês do 6º e 7º anos, livro que ainda era o usado quando fiz o meu estágio profisional, compacto, difícil...mal usado durante muito tempo, como um dia o autor me explicou tão bem! (Os textos informativos, pesados, massudos...eram para consultar, usar pontualmente; textos para estudar, aprofundar...eram os da última secção do livro, textos literários dos melhores autores, exemplos bem mais atraentes para nos introduzir na Literatura Inglesa...)

A D. Dionísia Camões, 11 filhos (!), formada em Direito, Reitora do Liceu, professora de Organizçaõ Política, severa, mantinha-nos "perfiladas" e concentradas durante as aulas...Ai de quem olhasse para o lado! E nós tão ignorantes, tão distantes da organização política do país...tão desinformadas, "amorfas", "a leste" de algo que se veio a provar tão necessário anos mais tarde...

Da professora de Filisofia não lembro o nome, talvez Natália, mas não tenho a certeza. Mas lembro a sua falta de tacto comigo...menina só, de luto pesado, a começar apenas a ler agora algo mais que os romances cor-de-rosa (ou seriam de capa azul?)...com vocabulário básico, sem ninguém em casa com quem "entrar" nos temas da Filosofia...."a menina não tem capacidade para tirar um curso superior"--Se isto é coisa que se diga! No 7º ano, tive 18 a Latim, !6 a Literatura Portuguesa, 19,5 a Alemão, 13 a Inglês ( nesse ano houve 4 notas de 13 nos exames de 7º) e 14, ou seria 15?, já não sei ao certo, a Organização Política.Filosofia...10.Provavelmente, apropriados à raiva, desinteresse,ao apenas"tem que ser", que a disciplina, ou talvez a professora,me inspiravam. E o Curso Superior acabou em 60, no tempo programado,com grandes Mestres, como Paulo Quintela, Albin Beau, Walter Withcomb, Providência e Costa, Dieter Wohl...John LÉstrange, da Casa de Inglaterra...Ai, que saudade!Quem me dera estar agora a aprender, a rasgar mares, a abrir janelas...e portas...para tanta coisa que ainda não sei! Que gosto, ainda hoje, em aprender! Com grandes Mestres, claro! Isso seria condição essencial para regressar aos bancos da Escola.

Professora que fui, aqui presto homenagem a todos os Professores, dignos deste nome.

publicado por mfssantos às 09:16

Parabéns à escola.
Parabéns à aluna.
Bjs.
detefegueiredo a 19 de Outubro de 2011 às 21:12

Obrigada. Mas a aluna não esquece o que ficou a dever aos mestres...Abraço.M.F.
mfssantos a 19 de Outubro de 2011 às 21:38

Tambem recordo com saudade alguma das professoras aqui referidas. A Professora Isabel Mota , A Dr. Virgínia Gersao, falei muito dela no crescimento dos meus filhos . O Português que me ensinou!!!! Com ele podia acompanhar os meus filhos. A D. Revriana!!!!\' Que bons professores eu tive. Professores que são recordados com muita saudade.
Luisa Feiji a 2 de Dezembro de 2012 às 14:26

Tambem recordo com saudade alguma das professoras aqui referidas. A Professora Isabel Mota , A Dr. Virgínia Gersao, falei muito dela no crescimento dos meus filhos . O Português que me ensinou!!!! Com ele podia acompanhar os meus filhos. A D. Revriana!!!!\' Que bons professores eu tive. Professores que são recordados com muita saudade.
Luisa Feiji a 2 de Dezembro de 2012 às 14:27

Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14

16
17
18
20
22

23
26
27
28
29

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO