"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

07
Mar 11

 Sabem o que é?Papas de grã...? Papas...toda a gente sabe. Mas grã...? Será da família de grão...? Quem sabe...o feminino de grão?!

 

Não sei. Mas sei o que é "grã". Vejamos:para obter a farinha, em moldes tradicionais, as duas pedras do moinho são "afinadas" de modo a conseguir aquele pó finíssimo com que se fabrica o pão, os bolos e outro tipo de massas. Se as pedras tiverem uns dois ou três milímetros mais entre elas, os grãos de milho não são totalmente esmigalhados, ficam apenas"traçados". É isto a grã, com que se fazem as tais papas.

Era o prato de Carnaval em casa da minha Avó materna. A explicação...imagino-a: os "mimos" da matança do porco por altura do Natal estão prontos para a prova. O presunto posto em sal durante pouco mais de uma semana já foi curado ao fumo da lareira, o mesmo se podendo dizer dos enchidos, farinheira, chouriça de carne temperada de vinha de alhos, chouriças de colorau...tudo já sequinho, a barriga de porco  na salgadeira, junto com os ossos da suã...Tudo a postos.Isto sem esquecer as perdizes trazidas pelos caçadores da família, na recente aventura pela serra.Vamos, pois, às ditas papas.

 

Num panelão, pôr a cozinhar todas as carnes, o tempo necessário para quase se desfazerem. Juntar mesmo no fim os enchidos, para a farinheira não "rebentar" ( e, se rebentar, também não perturba!).Tirar as carnes para uma travessa, provar de sal ( não deve precisar...),e engrossar com a dita grã, passada por água, para prevenir algum pó... Quando ferver, baixar o lume e , não deixando de mexer, cozinhar até atingir o grau de cozedura preciso. Atenção ,que a grã engrossa e, ao arrefecer, solidifica um pouco. Por isso, a consistência das papas não deve ser dura.

 

A minha Avó servia em pratos individuais, para ficar lisinha, as carnes que se não desfizeram na calda partidas à fatia, numa travessinha. Garanto que é um pitéu.

 

Como me fui lembrar desta? É que vi na tv um programa sobre Ribeira de Pena, onde este mesmo prato também aparece associado ao Carnaval.Delícias de um Portugal serrano, do interior, com riquezas e beleza desconhecidas de grande parte das populações ...e da geração do Mac Donald's...

publicado por mfssantos às 15:50

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO