"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

11
Fev 11

O Egipto tem estado nas bocas do mundo. Desde há dezoito dias que as televisões se têm encarregado de pôr sob os nossos olhos as multidões que, perseverantemente, clamam por mudança, por liberdade, por justiça social. E o Egipto nunca mais será o mesmo. O Egipto e o resto do Médio Oriente. Uma verdadeira revolução cultural está a acontecer, promovida por uma juventude escolarizada, esclarecida,mas sem condições de uma vida em moldes modernos, sem acesso a trabalho condigno, sem hipótese de usufruir das vantagens de países mais abertos...Interiormente, faço votos que se possam organizar em paz , com paciência e tolerância, apoiados por um exército que se tem conduzido com enorme dignidade,monitorizando conflitos com inteligência, ao lado do povo nas ruas, sem se deixar manipular por grupos...Oxalá ...E nunca esta palavra portuguesa, de origem árabe, terá melhor uso - assim o queira Alá!

 

O Egipto está no meu imaginário juvenil ligado aos tempos da escola, às Pirâmides, à Esfinge,a Osíris , Iris e Órus... ao Nilo...a Cleópatra, cantada por Shakespear...Pelos olhos de uma amiga, "visitei" mais tarde o Cairo, "subi" o Nilo, "vivi" as festas no barco de cruzeiro , em que o filho de amigos foi fantasiado de múmia, envolvido em papel higiénico da cabeça aos pés...Ai quanto vale uma amizade que compartilha sonhos, vivências, fotos, apontamentos...Mais recentemente, pelas descrições de outra amiga, tive a confirmaçlão de que aquilo que a minha imaginação vizualiza - a côr, a luz, o deserto, a viagem de camelo, a história antiga - existe, de facto. E um povo. Hospitaleiro, amável, agora na rua, lutando por reformas que mudem as suas vidas,ordeiramente, mas com teimosia persistente que, nesta sexta feira histórica, já deu o primeiro passo...

 

Hoje é a vitória da rua sobre o sistema desajustado, antiquado, gasto, ultrapassado...comparável à queda do muro em Berlim...ao nosso 25 de Abril...Oxalá tenha valido a pena. Oxalá!

publicado por mfssantos às 18:53

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
26

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO