"cantarei" o que a vida me oferecer... bichos...efemérides...alegrias...raivas(!) e o que mais adiante se verá!

05
Dez 10

Este "jardim à beira-mar plantado"  sofreu nos últimos dias um ataque violento ao seu habitual ram-ram  - as condições atmosféricas puseram o país em polvorosa. Não houve limpadores de neve bastantes, nas lojas esgotaram aquecedores e até os usuais "valentes" das "mangas de camisa" tiveram de se precaver nestes últimos dias. Na minha memória só revejo algo semelhante lá longe, na minha meninice, em Vinhais, onde o meu Pai exercia na altura. Lembro o alvoroço da menina que, junto à grade da janela, fazia bolas com a neve para atirar aos passantes desprevenidos...Pois, desta vez, os cumes do Gerês brilhavam ao longe sob o sol envergonhado e nós vestimos mais um casaco, enrolámos o cachecol à volta do pescoço, pusemos luvas, gorras...mas nem assim. Era de gelar.

Neste nosso "clima temperado", os alunos de duas escolas de música, uma de Braga outra de Guimarães, fizeram uma apresentação de guitarra clássica no Mosteiro de Tibães. Para quem não conheça...recomendo a visita...num dia de Verão! O mosteiro é uma construção imponente, volumosa, majestosa...Visitei o local quando a recuperaçaão e restauro do edifício começou, há uns vinte anos atrás. Foi um tanto "de boca aberta" que reconheci os longos corredores, esburacados então, agora cobertos de soalho precioso, de tábuas de castanho, penso eu;as paredes rebocadas, aqui e ali ainda recobertas de azulejos; os tectos magníficos , em madeira , simples , ao natural, mas pintada na Sala do Capítulo, que é uma jóia, uma beleza. Exactamente nesta sala tocaram "os nossos meninos". Sem cortinados, alcatifas , carpetes , o som saía claro, limpo, impecável - maugrado as mãos avermelhadas pelo frio.

Num mundo às avessas, inundações na Europa, fogos em Israel, deslizamento de terras nas Flores ( onde o meu Pai também exerceu, ainda nem casado era), guerra nas favelas do Rio de Janeiro, estado de  alerta em Espanha...pese embora a crise e o "apertar de cinto"...estamos ainda num oásis, que é urgente valorizar.  

publicado por mfssantos às 22:51

É verdade, costuma-se dizer que estamos no cantinho do céu!
Apesar de tudo, ainda se consegue viver minimamente bem.
Desculpe a invasão, mas gostei do titulo do post e resolvi dar uma espreitadela.
Uma boa semana
geriatriaaminhavida a 6 de Dezembro de 2010 às 10:47

Invasão nenhuma. Se o que escrevo tem algum interesse, faço gosto em partilhar. Saudações. M.F.
mfssantos a 6 de Dezembro de 2010 às 13:34

Visitei este ano e foi uma agradável surpresa.
Um concerto na sala do capitúlo,deve ter sido fantástico.A sala é maravilhosa.
Parabéns ao neto e claro à avó.
Bjs

Temos de combinar um café.
detefegueiredo a 6 de Dezembro de 2010 às 22:46

Pois temos...Quando? Abraço, M.F.
mfssantos a 7 de Dezembro de 2010 às 23:14

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO